Palestrantes

 

Ahnis Fraga Do Nascimento

Assessora de Inovação Tecnológica

IplanRio

+ Mais

Acredito que um dos pilares do desenvolvimento da economia de uma Cidade é a Inovação. Para isso, criamos um projeto piloto onde Governo atua como provedor de dados abertos como serviço (DaaS = Data as a Service) e cidadão como desenvolvedor de serviços digitais para cidade a partir de necessidades observadas no dia a dia, vivenciadas pelo próprio cidadão muitas vezes. Atuo no setor de Inovação da IplanRio (Empresa Municipal de Informática da Cidade do Rio de Janeiro) Prefeitura do Rio desde 2014. Realizo Gestão da Inovação a partir de portal habilitador de inovação da Prefeitura do Rio = www.linc.prefeitura.rio -> LINC (Laboratório de Inovação Colaborativa Digital) IplanRio Na Assessoria de Inovação Tecnológica, a equipe entende as necessidades da Cidade, capta dados e viabiliza desenvolvimento de serviços digitais para Cidade apoiando aos Cidadãos. Professora no MBA de Gestão e Governança de TI na Poli da Universidade Federal do Rio de Janeiro - (UFRJ) ITIL Expert (trainned) e ITIL Intermediate Certified. Apaixonada por vinhos e quadrinhos.

Antonio Sergio Cangiano

Diretor Executivo na A N C D - Associação Nacional de Certificação Digital
e Secretário Executivo no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

+ Mais

Bartolomeu de Figueiredo Alves Filho

Assessor da Gerência Geral de Tributos Imobiliários

Prefeitura do Recife

+ Mais

Ciro Biderman

Coordenador do Mobilab, Laboratório de Mobilidade

Prefeitura de São Paulo

+ Mais

É Professor do mestrado e doutorado em Administração Pública e Governança da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador principal do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV). Pos doutor em Economia Urbana pelo DUSP/MIT em 2007 e Doutor em Economia pela FGV em 2001. Seu interesse de estudo inclui economia regional e urbana focado em políticas públicas no nível sub-nacional com ênfase em transportes e uso do solo. Atualmente é coordenador do mobLab, o laboratório de inovação em mobilidade. Foi diretor de Inovação da São Paulo Negócios e Chefe de Gabinete da SPTrans ambos da Prefeitura de São Paulo.

Ciro Gomes

Advogado, Professor Universitário, Escritor e Político Brasileiro

+ Mais

Ciro Ferreira Gomes é dono de um vasto e brilhante currículo político e administrativo. Em 1982, com 25 anos, elegeu-se deputado estadual no Ceará pela primeira vez. Em 1986, reelegeu-se e assumiu a liderança do governo de Tasso Jereissati na Assembléia Legislativa do Ceará. Em 1988, Ciro foi eleito Prefeito de Fortaleza. Em outubro de 1990, aos 32 anos de idade, Ciro venceu as eleições para o Governo do Ceará, tornando-se o mais jovem governador da história do País. Também foi reconhecido como o Governador mais bem avaliado do Brasil. A convite do presidente Itamar Franco, Ciro Gomes assumiu o Ministério da Fazenda, com a missão de enfrentar e vencer uma grave crise que ameaçava o então nascente Plano Real. Ciro foi candidato à Presidência da República nas eleições de 1998 e 2002. Convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes assumiu o Ministério da Integração Nacional em 2003. Na eleição de outubro de 2006, Ciro Gomes candidatou-se a uma cadeira de deputado federal, sendo o mais votado proporcionalmente de todo o país: ele obteve 667.830 mil votos, o equivalente a 16,19% de toda a votação dos cearenses para a Câmara Federal. Em 12 de setembro de 2013, a convite do Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes assumiu a Secretaria da Saúde com a missão de entregar aos cearenses a melhor rede pública de saúde do país. Em 2015, Ciro Gomes assumiu a presidência da Transnordestina Logística S/A, do Grupo CSN, com o objetivo de garantir o cronograma da maior rede ferroviária do Nordeste brasileiro. Ciro Gomes é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e estudou na Harvard Law School. É também autor dos livros: No País dos Conflitos (1994); O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo (1995), em parceria com o professor Mangabeira Unger; Um Desafio Chamado Brasil (2002).

Cristiano Rocha Heckert

Assessor chefe de Modernização e Gestão Estratégica

Ministério Público Federal

+ Mais

Servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), o novo secretário é graduado, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Antes de assumir a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Heckert foi secretário de Gestão Estratégica no Conselho Nacional do Ministério Público. Ocupou também o cargo de diretor do Departamento de Infraestrutura de Serviços de Rede na própria SLTI.

Daniel Annemberg

Secretário de Inovação e Tecnologia

Prefeitura de São Paulo

+ Mais

Daniel M Velazco Bedoya

General Manager Brasil

Cabify

+ Mais

Daniel Mangabeira

Diretor de Políticas Públicas

Uber no Brasil

+ Mais

Doutor em Direito Internacional na Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB) e em Direito Internacional Econômico pela Université de Paris I Panthéon-Sorbonne

Danilo Scalet

Diretor de Tecnologia da Informação

CELEPAR

+ Mais

Edson Germano

Consultor de TIC para o Setor Público

FIA (Fundação Instituto de Administração)

+ Mais

Eduardo Nunan

Diretor de Controle Externo da Tecnologia da Informação e Coordenador do Comitê Gestor de Segurança da Informação do Tribunal de Contas

Estado do Amazonas

+ Mais

Fernanda Joris

Designer, especialista em Design Digital e Experiência do Usuário, Líder de Ux

AppCívico e Eokoe

+ Mais

Giovanni Narezi Pimentel Rosa

Sócio da TIGS e Ex. Diretor de TI

Município de São Bernardo do Campo

+ Mais

Jair Zensuke Miyashiro

Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação

Estado de São Paulo

+ Mais

Jose Antonio Eirado Neto

Vice-Presidente de Tecnologia de Informação

Caixa Econômica Federal

+ Mais

Marcelo Pagotti

Secretário de Tecnologia da Informação

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

+ Mais

Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha,

Professora Doutora

FGV

+ Mais

Maria da Glória Guimarães dos Santos

Diretora Presidente

SERPRO

+ Mais

Graduada como Tecnóloga em Processamento de Dados, com MBA em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas. É diretora-presidente do Serpro, acumulando a função de diretora-superintendente. Desenvolveu carreira na Tecnologia do Banco do Brasil, onde foi diretora; sendo ainda diretora de Tecnologia e Operações da Aliança do Brasil Seguros, diretora de TI da BBTurismo, secretária de Logística e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento, vice-presidente de Operações dos Correios, diretora-superintendente do Serpro e diretora da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. - ABGF.

Maximiliano Salvadori Martinhão

Secretário de Política de Informática

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

+ Mais

É Engenheiro de Telecomunicações formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, de Santa Rita do Sapucaí – MG, Mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde no Reino Unido. Advogado formado no Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB. Exerceu, antes de chegar ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o cargo de Secretário de Telecomunicações no Ministério das Comunicações e o cargo de Gerente Geral de Certificação e Engenharia do Espectro da ANATEL, tendo ocupado outras posições Gerenciais e de Assessoria na Agência. Atuou como Engenheiro de Planejamento do Sistema TELEBRÁS. Foi representante da Administração Brasileira em diversos fóruns nacionais e internacionais de telecomunicações. Titular de cargo efetivo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações desde 2005.

Paulo César Barbosa Fernandes

Analista de TI e Desenvolvimento

Prefeitura Municipal de Vitória

+ Mais

Bacharel em Ciência da Computação, Pôs Graduado em MBA em Gerência de Projetos e Mestre em Ontology Based System pela Universidade Federal do Espírito Santo, atua como Coordenador do projeto Rede Bem Estar, prontuário eletrônico do cidadão da cidade de Vitória-ES.

Pedro José Pezzuto Gimene

Superintendente de Tecnologia da Informação

SPTrans

+ Mais

Ricardo Silva Carvalho

Auditor Federal de Finanças e Controle na Diretoria de Pesquisas e Informações Estratégicas - DIE

Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União

+ Mais

Ricardo Silva Carvalho é Engenheiro da Computação formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Mestre em Computação Aplicada com foco em Aprendizagem de Máquina pela Universidade de Brasília (UnB) e certificado em Data Science pela University of Washington (UW). Desde 2012 é Auditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), atualmente na função de Coordenador-Geral do Observatório da Despesa Pública (ODP) na Diretoria de Pesquisas e Informações Estratégicas (DIE), liderando equipe de aproximadamente 15 cientistas de dados no uso de Big Data e Análise de Dados com foco na geração de informações estratégicas na administração pública.

Rodrigo Ortiz D'Avila Assumpção

Ex-Presidente

Dataprev

+ Mais

Ronaldo Zanardo

Service Designer

Innova Thinking

+ Mais

Owner da Innova Thinking, Design Thinker e Service Designer, pesquisador/facilitador em inovação. Mais de 18 anos de experiência na área de TI com passagem por grandes empresas como Banco Real, EDS/HP e nos últimos anos atuando como consultor na Deloitte Consultoria.

Sergio Paulo Gallindo

Presidente

Brasscom

+ Mais

Vinícius Garcia de Oliveira

Coordenador do Estudo Nacional de IoT pelo CPqD

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD)

+ Mais

Ao longo de 12 anos de atuação coordenou diversos projetos de P&D na área de redes de telecomunicações, incluindo o desenvolvimento de switches ethernet, protocolos avançados, plano de controle e roteadores ópticos. Também atuou como gerente de produto para a linha de soluções de gerencia de redes do CPqD atendendo operadoras Tier-1 no Brasil e na América Latina, e clientes dos setores Financeiro, Utilities e Defesa. Desde 2015 tem se dedicado a participar e palestrar em eventos que debatam a temática Internet das Coisas no Brasil, o que inclui a atuação na câmara M2M criada pelo Ministério das Comunicações. Também tem ajudado empresas e entidades nacionais a se planejarem para a evolução tecnológica em IoT. Atualmente é o líder de tecnologia do estudo nacional de IoT coordenador pelo BNDES.

Thiago Milani Sampaio

Secretário de Gestão e Controle Preventivo

Municipio De Campinas

+ Mais

Vagner Diniz

Gerente no Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, NIC.br e Curador de Conteúdo do CONIP

+ Mais

Wagner Silva de Araujo

Departamento de Governo Digital no Secretaria de Tecnologia da Informação

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

+ Mais

Wellington Silva

Gestor de TI

Prefeitura Municipal de Bauru

+ Mais

Formado em Banco de Dados, Especialização em Redes de Computadores e Cursando Mestrado em Ciência da Computação. Comecei trabalhar com tecnologia em 2011 com Desenvolvimento de Sistemas. Funcionário da Prefeitura desde 2013 na função de Administrador de Banco de Dados e desde 2014 na Gestão da T.I. da Prefeitura. Também sou professor da Rede Senac desde 2016.